Tecnologias no contexto da sala de aula

|


Fonte Dialogica



Na atual conjuntura do sistema capitalista, vivemos na era da globalização do meio técnico-científico-informacional, caracterizada pelas modernas redes de telecomunicações, pelas grandes infra-estruturas de transportes, pela agropecuária baseada nas biotecnologias e pela robotização.
Neste contexto, o conhecimento passa a ter um valor maior do que a terra e a matéria-prima, bens primordiais nas duas primeiras revoluções industriais. Assim sendo, a educação transformou-se na principal ferramenta de desenvolvimento humano e econômico da sociedade. No entanto, é necessário refletirmos a respeito das características e dos desafios da educação do nosso tempo.
Em tempos de novos paradigmas educacionais é importante o desenvolvimento de uma ação reflexiva a cerca do papel que as novas tecnologias passaram a desempenhar no processo de ensino aprendizagem.
O professor e a escola que desejam colaborar na construção do cidadão do século XXI devem estar abertos ao uso de tecnologias na ação educativa. Entretanto, é necessário não só aprender a manusear tecnologias no espaço escolar é importante também refletir sobre as implicações da sociedade informacional no processo de formação e de informação dos indivíduos. É importante também mencionar que as novas tecnologias não existem para substituir os professores, mas para auxiliá-los, além disto, as relações interpessoais no ambiente escolar não poderão desaparecer em detrimento do uso de máquinas e equipamentos que recebem comandos, mas que são incapazes de demonstrar sencibilidade, característica essencial para o processo de convivência humana.

3 comentários:

felipelreal disse...

Ter uma sala de aula com tecnologia hj, auxilia na apredizagem do aluno e deixa m+ interessante á aula!!

hermony disse...

A iniciativa de criar esse blog é muito legal, pois é interessante , informativo e educativo e mostra ao jovem que hoje em dia é muito importante se voltar para a educação e suas tecnologias !!!

Márcia Frota disse...

Oi Rita,
Sempre devemos estar atentos a tudo que facilita nosso trabalho na sala de aula...afinal, saber utilizar um giz e quadro e uma arte...assim, saber utilizar as novas tecnologias e a arte das artes...
Parabéns!
Aguardo as postagens com suas reflexões...
Grande abraço
Márcia

Postar um comentário